A autenticação é a porta de entrada para qualquer produto digital. No entanto, ela também pode ser o ponto de maior atrito, impactando diretamente métricas cruciais como o número de usuários cadastrados, a taxa de retorno à plataforma e a reputação da sua marca.
Em um cenário digital em constante evolução, o desafio não é apenas escolher um meio de autenticação (e-mail, login social, biometria, etc.), mas sim definir o processo mais adequado para o seu público, garantindo segurança e fluidez na mesma medida.
Na Fleye, enxergamos a autenticação não como um detalhe técnico, mas como um ponto estratégico para o sucesso de um produto.
Nossa presença constante em eventos importantes de tecnologia no Brasil e na Espanha nos permite antecipar as inovações e otimizar processos para nossos clientes. Mas como saber qual delas é a ideal para o seu negócio?
O papel estratégico do product discovery na definição da autenticação
A resposta para a pergunta anterior não é simples e, para nós, começa na fase de descoberta do produto.
O Product Discovery é um processo estratégico para validar ideias e testar soluções antes de investir em grandes desenvolvimentos. Ele ajuda a evitar o desperdício de tempo e dinheiro, direcionando sua equipe com clareza para o que realmente gera valor.
Um exemplo prático de como a fase de descoberta faz a diferença é o Grupo Casas Bahia, cujo lojistas parceiros enfrentavam o desafio de gerenciar vendas de forma ágil, pois se sentiam presos ao computador. A solução encontrada foi um aplicativo focado em vendas, que trouxe mobilidade e agilidade para a palma da mão do lojista.
📲 Saiba mais sobre o aplicativo para lojista do Grupo Casas Bahia
O mesmo princípio se aplica à autenticação: o desafio é aplicar a tecnologia de forma estratégica para se adaptar à dor do usuário e aos objetivos do negócio. Em um projeto, a autenticação pode variar de acordo com as necessidades.
Para um serviço que lida com dados sensíveis, como um sistema financeiro, a segurança reforçada e a validação de identidade seriam inegociáveis. Já para um aplicativo com foco em agilidade, um login social pode ser o mais adequado para acelerar o processo, desde que a jornada do usuário não seja comprometida.
Em essência, uma fase de descoberta irá diagnosticar a realidade do seu usuário e definir qual caminho seguir.
➡️ O que é um Product Discovery?
O futuro da autenticação: a inovação do Gov Autentica, do SERPRO
Assim como a tecnologia pode ser usada para solucionar a falta de agilidade de um grupo de lojistas, ela também poderá ser utilizada para resolver os desafios de autenticação de um produto. Recentemente, a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) revelou no Web Summit uma novidade que promete ser um divisor de águas: o Gov Autentica.
Essa plataforma de identidade digital poderá oferecer um login seguro, usando dados oficiais. Com autenticação multifator (MFA) e verificação de atributos em bases de dados confiáveis como Receita Federal e Senatran, a solução terá o potencial de integrar mais de 170 milhões de usuários do gov.br, oferecendo uma experiência segura, reduzindo riscos para empresas e garantindo um login fácil e sem atrito para os usuários.
Por onde começar?
A inovação não acontece por acaso. Ela é resultado de um processo estratégico, e o Product Discovery é o seu primeiro passo para criar um produto de sucesso. Seja para preparar o seu produto para a chegada de soluções como o Gov Autentica ou para otimizar sua autenticação atual, a Fleye está pronta para ser sua parceira.
Estamos conectados com as tecnologias mais recentes e sabemos como aliar elas com as necessidades reais do seu negócio, garantindo que seu próximo passo seja não apenas inovador, mas também impactante e significativo para o seu público.